a partir de maio 2011

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Naufrágio do Titanic completa 100 anos

por Washington Fernandes


 
  
  
 
 
Titanic foi um navio grandioso e luxuoso, o maior até então construído pela White Star Line e J. C. Morgan, nos estaleiros Harland e Wolff na Inglaterra, com participação de uma holding norte-americana. Em sua primeira viagem (abril de 1912), após quatro dias no mar o transatlântico bateu num iceberg gigantesco e rasgou seu casco, seguindo-se horas de tumulto e muitos morreram afogados ou congelados nas águas do Atlântico; botes foram lançados mas o número era insuficiente, porque pensou-se que eles não seriam necessários (tão grandiosa era a embarcação) e poderiam prejudicar sua estética visual. Este naufrágio foi um dos fatos mais importantes da História (passageiros de muitos países) e teve vários registros proféticos. Essas coincidências não são comentadas pois poucos entendem das mesmas. Por isso o silêncio é inevitável (e mais cômodo...), já que não há como pronunciar-se acerca de algo que não se conhece. Não podemos deixar de pontuar esse intrigante fato centenário, um dos que possui mais registros históricos (proféticos) na trajetória da Humanidade (comentaremos só alguns)... Adiantamos que profecias ocorridas muito antes da ocorrência do fato (1912), naturalmente são mais metafóricas (linguagem baseada em comparações...).

DESDE NOSTRADAMUS (SÉC. 16), OS PRIMEIROS VATICÍNIOS...
Michel de Nostradame (1503-1556), o Nostradamus, foi médico, alquimista, astrólogo, teólogo e um dos maiores médiuns profetas de todos os tempos. Escreveu em versos métricos decassílabos, sendo por isso os textos chamados de Centúrias (escreveu muitas, publicadas em várias ocasiões). Na sua obra encontramos primeiras notícias do acontecimento do Titanic, que ocorreria quatrocentos anos depois, e por isso suas profecias devem ser lidas no seu próprio contexto. Vejamos: Centúria 2, Quadra 57:
Antes do conflito o grande muro tombará (grande muro tombará significando o naufrágio do majestoso navio, conhecido por sua imponência, comparado por isso a um grande muro, pela grandiosidade da construção, então o maior objeto móvel jamais construído pela criatura humana; desde a Antiguidade as civilizações procuraram se sobrepor e se proteger nas guerras e conflitos através da construções de grandes muralhas e fortalezas; referir a algo grandioso com as palavras no contexto da Idade Média, compreensível o uso da expressão grande muro, a forma de representar algo como sendo monumental; e antes do conflito é referência à 1ª Guerra Mundial, começada em 1914 (até 1918), sendo que o naufrágio ocorreu em 1912;
O grande à morte, morte muito súbita e pranteada (morte súbita e pranteada significando o inesperado do acontecimento, ocorrido justamente na primeira viagem do Titanic; e pranteada pois foi o que ocorreu com os familiares e amigos daqueles que pereceram no desastre; e pelo traumatismo daqueles que sobreviveram a ele;
Nascido imperfeito: a maior parte nadará (nascido imperfeito porque o Titanic foi construído imperfeitamente, na medida que não previu um número suficiente de botes salvavidas, principal causa das mortes); foi a partir desse evento que a regulamentação náutica internacional estabeleceu que o número de botes numa embarcação deve ter o mínimo necessário para atender o número de passageiros; a maior parte nadará, constante na profecia, está relacionada às cerca de setecentas pessoas que sobreviveram ao incidente (não por botes, que eram somente vinte; mas nadaram para salvar-se, e se protegeram de alguma forma do afogamento);
Antes e próximo do rio de sangue a terra tinta (proximidade ao rio de sangue é referência à situação do transatlântico e seus sobreviventes, que ficaram ao lado dos corpos ensanguentados vitimados pelas consequências orgânicas do incidente; a ingestão de água salgada encharca os pulmões, entra no sangue causando uma hemorragia interna dos órgãos, provocando sangramento pelo nariz etc.; em volta do navio, por muitas horas, o mar ficou manchado de vermelho (sangue), como um rio (morreram 1500 pessoas, cada uma com 5,5 litros de sangue, houve mais de sete mil e quinhentos litros de sangue no mar, isto é, um verdadeiro rio de sangue...

NO SÉCULO 19, AS MAIS NOTÁVEIS PREDIÇÕES
- W. STEAD (1886 e 1892), A. JOHANSSON E M. ROBERTSON
O grande escritor e jornalista inglês William Thomas Stead (1849-1912) morreu nesse acidente do Titanic; ele era médium, se correspondia com o grande advogado e estadista brasileiro Ruy Barbosa (1849-1923), e conduziu o órgão espiritualista Borderland (Fronteira, Limiar), de 1893 a 1897; nele demonstrou seu interesse pela pesquisa paranormal. Publicou o livro mediúnico Aflter Death; or Letters from Julia (Depois da Morte; ou Cartas de Júlia), The Progressive Thinker Publishing House, Chicago, 1910. William Stead escreveu inegavelmente fatos proféticos: em 22/03/1886 publicou How the Mail Steamer Went Down in Mid-Atlantic, by a Survivor (Como o Navio Afundou no Meio do Atlântico - Por um Sobrevivente), The Pall Mall Gazette, março/1886). Na sua crônica um navio colidiu no Oceano Atlântico com outro navio, com grande perda de vidas, em função da ausência de botes. Ora, o naufrágio de um navio no Oceano Atlântico por uma batida, com perda de vidas por ausência de botes, foi exatamente o que ocorreu 26 anos depois (1912), com o Titanic, onde o próprio Stead estava a bordo e faleceu na ocasião. Em 1892 Stead publicou From the Old World to the New (Do Velho para o Novo Mundo), The Review of Reviews Christmas Edition, Dec. 1892, ch. 7-8. pp. 39-50, onde ele escreveu que um navio chamado O Majestoso resgatou sobreviventes de um navio que colidiu com um iceberg. Em muitas de suas palestras e escritos espiritualistas, Stead esboçava fotos de um Oceano e ele mesmo se afogando. Pode-se então afirmar que as predições de Stead foram, além de Profecias (que têm alcance de coisas mais gerais) do naufrágio, ao mesmo tempo foram para ele Premonições (do que ocorreria com ele próprio...) - vide abaixo Entendendo as Previsões (Profecias e Premonições).
Na Suécia também merece registro Anton Johansson (1858-1909), um homem religioso com o dom de profecia. Predisse calamidades, incluindo o naufrágio do Titanic.
Fui levado em espírito às grandes cidades na costa leste da Inglaterra. Vi navios atirados na praia, muitas construções destruídas e muitos destroços flutuando sobre as águas. No mar, muitos navios estavam naufragados.
Anton faleceu em 1909 - três anos antes do Titanic!....
Notícias proféticas não têm que ser totalmente idênticas ao acontecimento em foco; por vezes só alguns dados são previstos: no caso de Stead e Johansson as previsões foram bastante aproximadas: naufrágio por colisão, perda de vidas por ausência de botes, navio Majestoso, partida da Inglaterra e destino Novo Mundo (América), resgate de sobreviventes, Oceano Atlântico etc... Fazendo uma comparação exemplificativa e para melhor compreender a situação, suponhamos que muitos testemunhem simultaneamente um importante acontecimento: cada um o descreverá de formas diferentes (conforme seu nível social, econômico, cultural, espiritual, limites das próprias percepções); cada um descreverá mais ou menos perfeitamente o fato e de diferentes formas; profecias não são 100% iguais aos fatos.

O LIVRO DO ESCRITOR MORGAN ROBERTSON EM 1898 FOI ESTARRECEDORAMENTE PROFÉTICO...
O escritor americano Morgan Robertson (1861-1909) publicou em 1898 o livro The Wreck of the Titan, or Futility (O Naufrágio do Titan, ou Futilidade), que relata o naufrágio de um transatlântico, cujo número de coincidências com o desastre do Titanic (catorze anos depois, em 12/04/1912) são desconcertantes para qualquer ser pensante!!!:

Quadro Demonstrativo das Exatas Coincidências:
Romance de Morgan (1898) e o Naufrágio do Titanic (1912)
Nacionalidade do Transatlântico: britânica; Fato ocorrido: transatlântico afundou; Local: Oceano Atlântico; Motivo do acidente: bateu num grande iceberg; Mês do acidente: abril; Motivo das mortes: ausência de botes salva-vida; Capacidade total (viajantes e tripulantes): 3 mil; Número de hélices: 3; Número de Mastros: 2; País de saída na viagem: Inglaterra; País e cidade de chegada: Estados Unidos, New York; Ponto de impacto: lado direito do casco; Nome do navio: Titan (no romance) e Titanic (no acidente); ambos vocábulos derivados de Titãs; na mitologia grega Titan era família de gigantes e significa gigantesco, o que suplantou; este nome decorre do fato de serem gigantescos os respectivos navios;
OUTROS DADOS COMPARATIVOS (LIVRO DE MORGAN E TITANIC), OS QUAIS NÃO FORAM EXATOS MAS BASTANTE APROXIMADOS: Número de mortes: no romance mais de 2900 pessoas (cerca de 1500 no incidente); Horário do acidente: no romance perto da meia noite (23:40 h no incidente!!); Número de Botes disponíveis: no romance 24 (20 no incidente!!); Comprimento: no romance 800 pés ou 240 m (o Titanic tinha 882 pés ou 270 m!!); Velocidade: no romance 25 nós (22,5 nós no incidente!!) (nós é uma medida de velocidade marítima correspondente a uma milha náutica por hora ou 1852 m/s).
Esse tipo de coincidências (premonições e profecias), exatas ou aproximadas, sempre houve na história da Humanidade, ainda ocorrem e sempre existirão, em todos os lugares, culturas, em qualquer família e mesmo com qualquer um. O número de detalhes exatos (ou aproximados) - mais de 15 - é o que é incomum.

Explicando e Entendendo as Previsões (Profecias e Premonições)
Com certeza absoluta, a maioria das pessoas já viveu pessoalmente ou ouviu falar de Profecias (antecipação de fatos mais coletivos, de maior importância e alcance) ou de Premonições (antecipação de acontecimentos mais pessoais, familiares ou de alcance mais restrito). Desde a Antiguidade, os Profetas da Bíblia, nas Civilizações Antigas, na história de todas as religiões, em todo momento e lugar elas (Profecias) aconteceram espontaneamente, pois ninguém pede para fazer previsões. A Ciência e as Religiões não conseguem de modo algum explicar esses acontecimentos (não cabe falar em inspiração divina porque, repetimos, tais fatos ocorrem com qualquer pessoa, ou não possuem nenhuma relação com religião). Portanto, se tais acontecimentos são gerais e universais é porque fazem parte das Leis Naturais e não são privilégio de uma classe de indivíduos. Na Doutrina Espírita os mesmos são explicados de forma lógica e racional (A Gênese, Allan Kardec, Cap. 16). Parece ser uma obrigação para qualquer um interessar-se em saber como e por que essas coisas acontecem... Muitos questionam: - profecias são avisos? - um acontecimento pode ser evitado? - as pessoas que têm pressentimentos de um fato têm conhecimento real dos acontecimentos? A resposta é NÃO, para todas as perguntas.
Cogitemos um viajor que percorrerá por primeira vez uma planície, tudo para ele é desconhecido, porque sua vista não vai além da área que o cerca. Mas para quem está em cima de uma montanha tudo está presente num só momento porque ele a tudo vê (os acidentes do terreno, as subidas e descidas, os precipícios, as casas hospitaleiras, os ladrões, os perigos, os animais etc); conforme tenha melhor capacidade, percepções e condições de vista, suas informações terão maior ou menor precisão. Enfim, a pessoa do alto da montanha estará predizendo o futuro em relação ao viajante (mas não para ele mesmo). Saindo do âmbito das coisas materiais e entrando no domínio da realidade espiritual ocorre o mesmo. Os Espíritos mais desmaterializados (que possuem maior conhecimento e lucidez na vida espiritual) são como a pessoa no alto da montanha.
Por isso as profecias que acontecem muito antes dos fatos têm que ser compreendidas no seu tempo e espaço, com a linguagem, as imagens características da época e conforme as faculdades do indivíduo. As premonições e profecias ocorrem com mais pessoas do que se imagina porque são Leis Naturais; quem as faz não tem consciência do que está prevendo e nem sabe como e por que isso acontece (ele pode estar vivendo em outra época do fato premeditado); e os fatos ocorrem segundo a Lei de Causalidade e o histórico espiritual de cada um... Enfim, fica esse interessante registro profético centenário, para nossas reflexões sobre a realidade da vida...

BIBLIOGRAFIA
- http://www.aminharadio.com/radio/titanic_historia (Titanic)
- http://hospedagem.infolink.com.br/nostradamus/c02q057.htm (Nostradamus)
- http://www.attackingthedevil.co.uk/titanic/index.php (Stead, 1886 e 1892)
- http://www.attackingthedevil.co.uk/pmg/steamer.php (W. Stead, artigo de 1886)
- http://www.greatdreams.com/prophen.htm (Anton Johansson)
- http://en.wikipedia.org/wiki/Futility,_or_the_Wreck_of_the_Titan (Morgan)
- KARDEC, Allan. A Gênese, Os Milagres e As Predições Segundo o Espiritismo. Ed. FEB. Rio de Janeiro.
- Artista Plástico: Ismael Tosta Garcia (Photoshop e PNG)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário